Rating Score: O Que é, Como é Avaliado e Dicas Para Melhorar Essa Pontuação

Os bancos tem seu próprio sistema de pontuação de crédito: o rating score. Entenda o que é avaliado e como melhorar o seu.

As instituições financeiras estão buscando sempre mais segurança para os seus clientes,e também ter garantias na hora de liberação de crédito para eles. Por isso, os bancos, por exemplo, usam de um sistema exclusivo de pontuação de crédito: o rating score.

Nem sempre a pontuação de crédito dos órgãos de proteção são os únicos que são usados na hora de conseguir um cartão, empréstimo ou outro serviço financeiro. O rating score é a pontuação usada pelos bancos para análise interna de crédito de seus clientes.

Como o rating score impacta seu perfil como consumidor

As chamadas agências de classificação de risco são as responsáveis por analisar os dados de um cliente de um banco (ou instituição financeira) e determinar se esse cliente tem risco de não arcar com o crédito que deseja solicitar.

Isso significa que na hora de pedir crédito, mesmo que sua pontuação do Serasa ou do Boa Vista seja alta, ainda são usados dados internos do cliente para chegar a uma aprovação da solicitação.

Anúncios

Quais parâmetros o rating score avalia?

Assim como os demais birôs que tem seu próprio sistema de pontuação, o rating score usado pelos bancos avalia alguns parâmetros a partir de informações internas. Não existe um “checklist” pronto dos critérios  usados, mas alguns dados avaliados são comuns, como:

Relacionamento com o banco

Um dos critérios que o rating score avalia que tem maior impacto na pontuação interna, é o relacionamento que o cliente tem com o banco.

Se, por exemplo, você usa sua conta no banco para receber seu salário, ou receber e fazer transações, o rating score tende a aumentar, pois, as movimentações mostram que você tem intenção de construir uma boa relação com o banco.

Pagamento de contas

A maneira como você paga suas contas através do banco também faz parte dos parâmetros que são avaliados para a construção do seu rating score.

Se você pagar suas contas em dia, com o valor total (no caso de faturas), seu perfil é visto “com bons olhos” pelas agências de classificação de risco, o que vai adicionar pontos aos seu rating score.

Poder de compra dos clientes

Via de regra, para os educadores financeiros, uma dívida não pode consumir mais do que 30% da renda do solicitante. Isso é um dos critérios usados para a formação de um rating score: o poder de compra dos clientes.

Baseado nos dados sobre renda que se tem dos clientes, é possível saber se sua renda é compatível com seus gastos como, faturas de cartão de crédito.

Uso de débito automático

A relação dos clientes com a pontualidade com despesas mensais é um dos parâmetros que pode ser avaliado no rating score. Ele diz muito sobre o comportamento do cliente, e o débito automático é um grande “sinal” de responsabilidade financeira.

Clientes que usam de débito automático para gastos fixos (aluguel, internet, etc) tendem a ter aumento na pontuação. 

Consumo dos produtos e serviços do banco ou instituição

Todo banco ou instituição quer que cada vez mais clientes consumam seus produtos ou serviços, por isso oferecem uma variedade de opções, para que o relacionamento com o cliente seja ainda melhor.

E com o consumo dessas opções, as agências de classificação de risco vêem o perfil de quem contrata, como de um cliente “fiel”, e isso ajuda e muito na criação de u m rating score ótimo.

Algumas dessas opções são: 

  • Previdência privada
  • Seguro de vida
  • Título de capitalização
  • Fundos de investimentos

Dicas para melhorar seu rating score

Agora que você chegou até aqui e já sabe basicamente o que é avaliado, dá para usar os parâmetros avaliados para poder melhorar seu rating score.

Então, recapitulando o que você já sabe, algumas das ações que você pode tomar para melhorar seu rating score são:

  • Criar um bom relacionamento com o seu banco;
  • Pagar as contas em dia;
  • Usar débito automático;
  • Não comprometer mais de 30% da renda com pendências; 
  • Consumir o máximo de produtos possíveis do seu banco. 

A construção de um bom perfil como consumidor de crédito pede que você sempre esteja de olho nas finanças. Com isso, sua pontuação — tanto interna dos bancos quanto dos birôs de crédito — vai estar sempre alta!

É possível acessar o rating score?

Infelizmente o rating score não pode ser acessado pelos consumidores, por se tratar de um sistema de informações usado apenas pelos bancos.

Mas o lado bom é que você pode acessar sua pontuação de crédito nos órgãos de proteção ao crédito de maneira gratuita, e ter uma ideia de como está seu perfil financeiro.