A sua pontuação de crédito é a nota que as agências de proteção ao crédito dão aos seus consumidores. As notas são baseadas no comportamento financeiro das pessoas, e leva em consideração dívidas, contas pagas em dia, limites de crédito e muito mais.
Se você, assim como muitos brasileiros, tem dificuldades em ter um perfil de crédito alto, não precisa se desesperar. É possível aumentar sua pontuação de crédito.
Às vezes, o que você precisa é só de algumas dicas para te ajudar, e é nisso que vamos focar, mas antes, vamos recapitular alguns pontos importantes.
O que é, e como funciona o score?
O score é a pontuação de crédito usada pelas agências de proteção ao crédito para definir o perfil dos consumidores. Eles são divididos em 4 faixas, que dão uma nota de 0 a 1000:
- 0 a 300: são os consumidores com dívidas, ou alto risco de inadimplência.
- 300 a 600: são pessoas com menores riscos de inadimplência, mas que ainda estão “sob vigilância”.
- 600 a 800: são perfis considerados bons, com grandes chances de manter contas em dia, e chances pequenas de inadimplência.
- 800 a 1000: são os melhores consumidores, pois pagam sua contas em dia, tem mínimas chances de serem inadimplentes.
Ficou interessado em entender melhor como funcionam as faixas de score? Confira uma explicação detalhada sobre esse assunto.
Consulta de pontuação de crédito
Ficou curioso para saber qual é sua faixa de score, e como está o seu perfil? Então você vai adorar saber que é possível consultar seu score online, e ainda sem pagar nada!
Com isso, você pode se informar sobre seu perfil financeiro e sua pontuação de crédito, e deixar eles ainda melhor. Como? É simples!
Separamos dicas realmente eficientes, que podem ajudar a sua pontuação a ir para cima. Quer conhecer?
7 dicas eficientes para aumentar a pontuação de crédito
Não existe uma fórmula para aumentar sua pontuação de crédito, mas com certeza, dá para melhorar ela com algumas dicas!
Conheça a lista que preparamos para te ajudar a ter um score alto e, além disso, evoluir na sua vida financeira.
#1. Faça seu Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um banco de dados onde todas contas, empréstimos e cartões em seu nome são armazenados.
Agências como o Serasa e SCPC Boa Vista tem acesso a esses dados, e usam eles para determinar a pontuação dos consumidores, então quanto mais contas pagas em dias, mais seu score aumenta.
Por isso, fazer seu Cadastro Positivo ajuda a melhorar seu score. Contas como luz, telefone, internet, cartões e outros estão incluídos nos dados que são armazenados.
O que nos leva a nossa próxima dica: cadastre contas em seu nome.
#2. Cadastre contas em seu nome
Para ser visto como um consumidor, é preciso que seu CPF esteja cadastrado em contas do dia a dia. Esse será seu currículo financeiro.
As contas como internet, telefone móvel, cartões de crédito e outros, são exemplos de cadastro que ajudam a construir seu perfil financeiro.
Quanto mais contas (pagas em dia, claro) maior será a sua pontuação de crédito.
Mas não adianta só criar as contas e nunca mais atualizar seus dados. Essa é outra dica para seu score.
#3. Atualize sempre os dados cadastrais
Seja no seu banco, nas empresas de energia de sua cidade, ou nas agências de proteção ao crédito: sempre atualize seus dados!
Manter os dados como telefone, renda, endereço vão ajudar muito na sua pontuação de crédito.
É por meio desses dados que as empresas conseguem monitorar seus avanços financeiros e aumentar seu score.
#4. Negocie suas dívidas
Talvez a parte mais difícil de aumentar o score, é quando tem dívidas envolvidas. Mas você não precisa se desanimar por isso. Existem muitas maneiras de sair do vermelho e se livrar das pendências.
Uma delas é aproveitar os feirões de quitação de dívidas. Eles são promovidos tanto por bancos, quanto pelas agências de proteção ao crédito, como o Feirão Serasa Limpa Nome, que acontece no final do ano.
Nesses eventos, é possível ter descontos de até 90% da dívida, dependendo da empresa.
#5. Abuse do débito automático
Na verdade, não é apenas uma dicas, mas duas dicas que se completam:
- mantenha as contas em dias;
- use o débito automático.
Muitas vezes, você perde a data de vencimento de uma conta por distração, ou por estar ocupado demais com seus compromissos.
É aí que o débito automático entra.
Você deixa programado o pagamento das contas, e elas são descontadas diretamente de sua conta. Atrasar contas, nunca mais!
#6. Fique de olho no orçamento
Um dos maiores erros de quem quer aumentar o score, é pensar que o cartão de crédito e o parcelamento são seus melhores amigos. Mas o perigo mora aí!
É fato que, se você usa um cartão de crédito para compras parceladas, e paga tudo em dia, seu score tende a aumentar, mas esse gasto tem que ser planejado.
O seu gasto com cartão de crédito não deve comprometer mais do que 20% da sua renda. A ideia é que o cartão seja um aliado da sua vida financeira, e não o motivo de endividamento, ok?
E para te ajudar a monitorar os gastos e não perder o controle, disponibilizamos uma planilha de gastos mensais para download. Organize seu orçamento e coloque seus gastos no papel (no caso na planilha) e deixe sua pontuação ainda mais alta.
#7. Economizando sobra mais
Além de todas as dicas, a economia não podia faltar. Se você quer construir um bom crédito, é preciso saber economizar seus gastos.
Assim, sobra dinheiro para todas as contas serem pagas em dia, sem precisar de preocupação. E adivinha onde isso vai te levar? A um score excelente!
Algumas áreas que podem gerar uma boa economia são:
- Energia: desligar os aparelhos das tomadas, manter as luzes apagadas e outras atitudes ajudam a economizar.
- Água: economizar no banho, reutilizar a água de chuva para lavar o quintal ou o carro, entre outras são maneiras de diminuir o valor da conta de água.
- Delivery: em tempos de aplicativos de comida, resistir ao delivery é mais difícil, mas é totalmente possível. Não precisa deixar de comer algo diferente, mas dá para diminuir o consumo para 2 a 3 vezes por mês.
- Compras online: a internet permite comparar produtos, e encontrar os por menores preços. Mas nem sempre os produtos que queremos online, são necessários. Antes de comprar online, reflita se você realmente precisa deles.
Depois de tantas dicas, fica difícil não conseguir aumentar seu score, não é mesmo?
Dê um passo de cada vez, e com certeza sua pontuação de crédito vai aumentar, com a sua saúde financeira!