O Cadastro Positivo é onde são armazenadas as informações sobre o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros, baseado no CPF. Entre essas informações, estão desde as contas do dia a dia, até financiamentos e empréstimos.
Conhecendo o Cadastro Positivo
Esse cadastro já existia desde 2011 no Brasil, mas ele dependia da escolha do consumidor para se cadastrar (ou não). Mas em 2019 as coisas mudaram: agora, todos têm seu CPF automaticamente cadastrados.
Com essa mudança, os birôs de crédito (como o Serasa e o SCPC) agora conseguem traçar os perfis de ambos os tipos de consumidores: os bons pagadores e os maus pagadores.
Ainda é possível não ter um Cadastro Positivo, mas agora, para isso, é preciso optar por sair dele.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Nesse currículo financeiro, por meio das contas que você tem, e das compras que faz no seu CPF, os dados são armazenados pelo Cadastro Positivo, e são transmitidos para as instituições de proteção ao crédito.
Elas, por sua vez, usam essas informações para gerenciar os perfis dos usuários, determinar a pontuação de crédito (score) e defini-los entres as faixas de score.
O que é avaliado?
Para poder administrar os dados dos consumidores, o Cadastro Positivo avalia algumas informações específicas sobre eles, como:
- Dados cadastrais do consumidor;
- Valor das compras;
- Parcelas;
- Vencimentos;
- Data de pagamentos das compras;
- Valor de pagamentos das compras.
Analise seus dados cadastrais
Entre os critérios mostrados no tópico anterior, a atualização de dados cadastrais é uma das mais importantes, para que o Cadastro Positivo consiga rastrear o comportamento do consumidor.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que existem dois birôs de crédito responsáveis por coletar os dados armazenados no Cadastro Positivo: o Serasa e o SCPC Boa Vista.
Isso significa que, para saber como estão seus dados cadastrais, você pode entrar tanto no Cadastro Positivo do Serasa, Cadastro Positivo do Serasa quanto no Consumidor Positivo do Boa Vista.
Em ambos, você vai inserir seu CPF e uma senha para usar no Serasa e no Boa Vista.
Cadastro Positivo e a privacidade dos dados
Como você já sabe, o Cadastro Positivo usa dados de compras e contas no seu CPF, por isso, não é necessário cadastrar esses gastos.
Sabendo disso, você pode estar pensando que isso “tira” sua privacidade de suas compras, mas pode ficar tranquilo, elas não são expostas!
O Cadastro só pode ter acesso e transmite as seguintes informações:
- Valor das compras;
- Parcelas;
- Vencimentos;
- Data de pagamentos das compras;
- Valor de pagamentos das compras.
Vale ressaltar novamente que, quem tem acesso a esses dados são os birôs de crédito e as empresas parceiras, para serem usadas APENAS para análise de crédito.
Negativados também tem Cadastro Positivo?
Diferente de como era antes, onde apenas consumidores com bons perfis de crédito faziam parte do Cadastro Positivo, agora até os negativados estão na lista do cadastro.
Pode parecer ruim, mas, na verdade, esse é um ponto positivo. O motivo é que, agora, alguém que está inadimplente, não está mais “marcado” apenas por sua dívida.
As contas do dia a dia também contam nas informações que são passadas para os birôs, o que pode fazer bem para o score de quem está nessa situação.
E por falar em Cadastro Positivo e score, você sabia que, com o cadastro você tem vantagens como aumentar sua pontuação?
Cadastro Positivo e suas vantagens
Até agora já deu para perceber que o Cadastro Positivo pode ser um aliado e tanto para o seu CPF, não é mesmo? Entre as principais vantagens de usar esses cadastro, estão:
#Controle do seu histórico de compras
Como o Cadastro Positivo tem os dados diretos das instituições onde seu CPF está cadastrado (como bancos, companhias de eletricidade, etc) é muito mais fácil controlar seu histórico de compras e saber quais seus gastos.
#Além dos cartões e empréstimos
A outra vantagem que chegou para mudar as coisas com o Cadastro Positivo é que, agora, seu a nota do seu CPF não é mais baseada apenas nos cartões de crédito, empréstimos e outras linhas de crédito que você tem.
Agora são levados em conta as contas do dia a dia, como aluguel, eletricidade, água, internet e outros.
Isso tem um impacto positivo para a imagem do CPF de quem possui pendências que não consegue quitar, mas que paga as contas em dia.
#Cadastro Positivo para sua empresa
Assim como dados de CPF são armazenados automaticamente pelo Cadastro Positivo, os dados de CNPJ também são.
Isso significa que, se você tem uma empresa, o cadastro ajuda a conseguir condições ótimas para várias linhas de crédito, como taxas menores, prazos e outras vantagens.
#Pode revisar seu histórico
Pode ser que exista um dado no seu histórico do Cadastro Positivo que esteja desatualizado ou incorreto.
Nesses casos, é possível pedir uma revisão desse histórico, ou seja, pedir que seja retirado esse dado, caso ele possa prejudicar seu perfil.
#Cadastro Positivo pode ser usado para aumentar score de crédito
Como você já sabe, todos os dados do Cadastro Positivo são usados pelos birôs de crédito que determinam o score dos consumidores. Então isso significa: quanto mais completo (e bom) seus dados, melhor para o seu score de crédito.
Ao invés de sua pontuação ser definida apenas pelo cartão de crédito, agora ela usa como base outros critérios, como outras contas no CPF, comportamento de parcelamento e pagamento de compras e muito mais!
Além do Cadastro Positivo, algumas outras atitudes podem te ajudar a aumentar seu score de crédito e ganhar seu controle financeiro.