Em tempos de muita necessidade o Governo Federal criou formas de ajudar a população a se manter e se reerguer, e uma delas foi o Auxílio Brasil. Essa ajuda veio como algo temporário, mas agora fica permanentemente para aliviar a vida da população mais carente, até mesmo com uma modalidade de empréstimo.
O que é o Empréstimo Auxílio Brasil?
O Auxilio Brasil se tornou como uma atualização do Bolsa Família e unificou outros benéficos em um só, a princípio o valor era de 400 reais, mas esse ano passou a ser de 600. A modalidade desse empréstimo é consignado, por isso, o valor será descontado de acordo com o benefício recebido.
Assim como qualquer modalidade de empréstimo, encargos serão cobrados por se tratar de uma transação financeira. Mas nada que pese no bolso dos brasileiros, já que o valor que pode ser solicitado é de no máximo 40% do valor da parcela do auxílio liberado pelo Governo.
Ele funcionará como um crédito a mais para desafogar muitas famílias em estado de fragilidade financeira. Não comprometerá o recebimento do auxílio apenas parte dele, e para isso acontecer voce vai precisa se encaixar nos requisitos.
Quem pode solicitar essa margem de crédito?
Para solicitar o empréstimo consignado do Auxilio Brasil voce deve estar antes de tudo cadastrado no benefício e então pode ir até uma das empresas ou mesmo fintechs que vão oferecer o empréstimo. Mas vale ressaltar que é algo que deve ser bem calculado, já que o valor do benefício ainda deve ser a maior ajuda.
Quais os requisitos para solicitar?
Assim como mencionado acima, você deve estar cadastrado no Auxilio Brasil e fazer o cálculo de quanto pode pedir de empréstimo. Para receber o Auxilio o cidadão deve estar cadastrado no Cadastro Único, onde todas as informações suas e de sua família, vão estar disponíveis.
Os detalhes da solicitação ainda não foram todos divulgados, mas algumas informações já foram adiantadas como, por exemplo, a documentação necessária. Um documento de identificação de preferência com foto, o termo de autorização e um novo modelo de questionário de educação financeira.
Esses dois últimos documentos solicitados são uma novidade dentre a maioria da documentação exigida até hoje. O questionário é o mais importante já que com ele o cidadão tem total consciência de como a solicitação será cobrada.
Quais as condições do empréstimo?
O valor de empréstimo que pode ser solicitado varia conforme o valor que se recebe do Auxilio Brasil, sendo assim voce terá uma base de cálculo. Sabendo do valor que pode ser solicitado você consegue decidir em quantas parcelas pode dividir, e o valor da porcentagem de encargos cobrados.
A quantidade de parcelas é de no máximo 24 vezes e o máximo de porcentagem de encargos chega a 3,99% ao mês. Os demais valores são definidos apenas quando for feita a simulação do empréstimo ou mesmo no ato de solicitar o mesmo.
Quando vai ser liberado?
Sem data de liberação ou mais informações detalhadas, as únicas são as mencionadas acima, o governo adiantou o mais importante primeiro para deixar a população preparada. Basta ficar atento as informações que com certeza vão ser liberadas lentamente.
A modalidade de empréstimo usando o Auxilio Brasil foi anunciada na terça-feira, 27 de setembro e ainda aguarda ais detalhes de liberação para a população. Os jornais e sites estão no aguardo de informações do governo para repassar para a população.
Quanto antes voce se informar, mais rápido ser na hora de solicitar o seu empréstimo, desde as documentações pessoais até a quantidade de parcelas e valores que serão oferecidos.