Que serviços de saúde estão disponíveis para toda a população, todos sabemos, mas, poucos sabem que isso inclui tratamento odontológico gratuito. E por mais que pareça esse não é um programa atual, ele já existe a 14 anos e já ajudou milhares de cidadãos a terem mais saúde por todo o Brasil. Estamos falando do Programa Brasil Sorridente.
O que é?
Fazendo parte de uma das vertentes do SUS (Sistema Único de Saúde) o programa foca o seu atendimento na saúde bucal da população. Muitos problemas de saúde podem ser provocados ou agravados pela falta de cuidado com nossa boca.
Essa especialidade de atendimento é uma das mais caras na rede particular e foi pensando nisso que o Governo disponibilizou para a população. Até mesmo famílias de classe média não conseguem pagar alguns dos procedimentos oferecidos.
Como funciona o programa?
O programa que cobre uma grande parte das necessidades de tratamentos odontológicos que uma grande parte da população brasileira não tem acesso. Alguns tratamentos particulares custam muito caro e ficam fora do orçamento de família que carentes ou recebem cerca de um salário mínimo.
Com um cadastro feito nos locais de atendimento, os cidadãos podem marcar uma avaliação e começar o tratamento necessário oferecido pelo local. O cadastro é rápido com pouca burocracia, feito por profissionais da área que se oferecem para fazer parte do programa.
Quem tem direito
Existindo a mais de uma década esse programa Brasil Sorridente atendente, todo e qualquer cidadão com documentação necessária para o cadastro pode comparecer a uma unidade representante e se cadastrar. Tendo o seu cartão do SUS e um documento de identificação, voce já pode se dirigir a um dos postos de atendimento.
Não existe restrição de idade nem mesmo de renda mensal para fazer o cadastro e para receber atendimento, vale mesmo para todo brasileiro que precise de tratamento. O programa mais inclusivo de todos.
Como fazer a inscrição no Programa Brasil Sorridente
Dirija-se a um dos pontos de atendimento que são USF (Unidade de Saúde da Família), CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) ou mesmo hospitais em casos mais graves. Em alguma cidade UBS (Unidade Básica de Saúde) também oferecem esse atendimento, ou sabem indicar onde fazer.
Leve documentos como identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, em alguns casos é marcado a avaliação antes de começar o tratamento. Tudo depende de do funcionamento do local em que foi solicitada a avaliação.
Quais os tipos de tratamentos gratuitos
Os procedimentos odontológicos cobertos pelo programa Brasil Sorridente são os mais variados e atingem desde os mais simples, aos mais complexos. Existem uma lista liberada pelo Governo disponível em sites oficiais que detalha cada um deles, os quais são:
- Extrações: desde extração de sisos até aquelas que são necessidades ou mesmo opção do paciente;
- Aparelho Ortodôntico;
- Cirurgias Ortognatias;
- Limpeza e Remoção de Tártaro e Aplicação de Flúor;
- Implantes e próteses (dentadura);
- Biopsias e Radiografias;
- Tratamento e Restauração de Cáries;
Esses são apenas alguns dos tratamentos cobertos e voce deve checar na sua cidade quais deles são oferecidos no ato de seu cadastro. Caso o local de cadastro não ofereça o tratamento que voce precisa, eles vão poder indicar um que possa ser feito.
Cidades atendidas pelo Brasil Sorridente
A cobertura desse serviço é nacional, mas existem algumas cidades que podem não estar na lista, como cidade com uma população muito pequena. Mas vale comparecer em uma das unidades citadas acima para se informar melhor, caso não tenha, eles podem indicar a cidade mais próxima que faça o atendimento.
Mais uma vez o Governo brasileiro cobre as necessidades da população, e para os que desconheciam esse programa agora podem dividir com precisa ou mesmo usar. Tudo que precisamos é saber que caso necessário teremos uma opção gratuita.