Vale Gás 2023: O que mudou, quem recebe e calendário

O Vale Gás voltou a ser pago em 2021 e deve continuar sendo pago em 2023, com algumas mudanças.

O Ministério da Cidadania disponibilizou um novo benefício para famílias de baixa renda no momento delicado dos últimos anos. Em 2023, o Vale Gás continua disponível para diversas famílias que se encaixem no perfil exigido, mas, com algumas mudanças.

Explicaremos os detalhes sobre o benefício, quem pode receber, como fazer o cadastro e o calendário de pagamento.

O que é o Vale Gás?

O Vale Gás é um programa criado para auxiliar famílias a comprarem o gás de cozinha, devido ao aumento do preço nos últimos meses. Acima de tudo, ele foi criado pensando em famílias com baixa renda ou com mulheres vítimas de violência doméstica. Entretanto, as que possuem medida protetiva tem prioridade na lista.

Ele é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, que fica responsável pela distribuição do pagamento aos beneficiários. Quem está responsável pela seleção das famílias é o próprio Ministério da Cidadania, mas o atendimento também é feito pela instituição que disponibiliza o pagamento.

Anúncios

Quem tem direito ao benefício?

Além das características citadas acima, para poder receber o Vale Gás ainda é preciso atender a algumas exigências para que você possa receber o benefício. Entre as exigências está:

  • Ser inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até 3 salários mínimos;
  • Ser beneficiários do programa de Prestação Continuada.

Famílias que possuem uma renda maior que 3 salários mínimos podem receber, mas para isso precisam estar incluídas em algum programa de transferência de renda implementado pelo governo. No caso de quem recebe o benefício de prestação continuada, deve fazer o cadastro conforme a residência onde mora.

Como consultar se tenho direito?

Caso você já tenha feito o cadastro e atenda os requisitos e não saiba se pode receber o Vale Gás, é possível consultar se ele está disponível para você de duas formas: através do aplicativo ou por telefone. Nos dois casos você não precisa ir até à agência para consultar. A consulta deve ser feita da seguinte forma:

Por telefone: basta ligar na central de atendimento da Caixa pelo número 111 e tirar sua dúvida. É necessário ter em mãos o número do seu CPF ou NIS em mãos para informar na hora da consulta.

Pelo aplicativo: apesar de não ter um aplicativo exclusivo para esse benefício, é possível você consultar a parcela com os seus dados através do aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem. Em ambos você precisa apenas acessar com seus dados e todos os benefícios e datas vão estar disponíveis.

Como receber o Vale Gás?

Há mais de uma forma de receber o benefício atualmente, principalmente com o surgimento dos aplicativos e da poupança digital da Caixa. As formas de receber o benefício são:

Poupança Digital Social: essa conta é criada de forma automática para os usuários com cadastro, e você pode ter acesso a ela e movimentar ela através do aplicativo Caixa Tem, incluindo transferir para outras contas;

Poupança Caixa Fácil: essa conta pode ser usada para o recebimento pelos clientes que possuem conta na instituição. Essa conta tem algumas exigências que podem não ser acessíveis a todos, então apenas quem já possui pode receber nela;

Saque com o cartão: para fazer o saque basta ter o cartão em suas mãos e ir até uma agência, nos caixas de autoatendimento, em correspondentes da Caixa ou em lotéricas.

Qual o valor do Vale Gás?

Desde agosto de 2022, os beneficiários do auxílio recebiam o Vale Gás no valor integral de um botijão de gás de 13kg, equivalente a R$110 aproximadamente. O calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania mostrava o pagamento desse valor até dezembro de 2022. O pagamento é feito a partir do número final do NIS (Número de Identificação Social) e última parcela do valor integral é paga até 23 de dezembro de 2022.

Mudança para 2023

Com a entrada do próximo ano, algumas mudanças serão implementadas, e o valor passa a ser de metade do valor do botijão de 13 kg, ou seja, cerca de R$55. Entretanto, com o CadÚnico, quem recebe o Vale Gás pode se cadastrar para receber o Auxílio Brasil se atender aos requisitos desse outro benefício.

Ainda não há divulgação de um calendário de pagamento do Vale Gás para 2023, mas o benefício deve seguir o cronograma de pagamento do Auxílio Brasil.